O RPG (role-playing game) é literalmente a sigla para um jogo de interpretação de papéis. Nele os participantes criam personagens, que se desenvolverão ao enfrentarem desafios, num cenário que é narrado colaborativamente.
O RPG-Terapêutico é a aplicação desse tipo de jogo na clínica psicológica. É o ambiente perfeito para experimentar novos comportamentos com a segurança de errar enquanto se aprende, sem afetar negativamente a sua vida real.
Psicólogos utilizam os benefícios dos jogos interpretativos em suas práticas há mais de 30 anos. No RPG-T, o jogador é direcionado a alcançar objetivos terapêuticos e desenvolver habilidades (cognitivas, sociais e/ou emocionais).
Sistemas de RPG tradicionais são criados por empresas pensando exclusivamente na diversão dos jogadores. Portanto, quando usados como ferramenta em terapia, precisam ser adaptados para seus propósitos conforme as capacidades do terapeuta. Assim, o Ludecário nasce como o 1º sistema de RPG no mundo reconhecido para uso clínico, dispensando adaptações, ao inserir conceitos psicológicos nas próprias mecânicas.
Após 4 anos de desenvolvimento, concluídos em pesquisa no Instituto de Psicologia da UnB, o trabalho foi um dos 10 selecionados para representar a universidade com tudo pago no XIV_SEREX, onde foi um dos 30 agraciados pela UEG e UniRV para publicar na revista Sapiência (Qualis CAPES 4). E, posteriormente, obteve reconhecimento internacional, pela revista científica sobre jogos sérios Acta Ludologica.
Treinar habilidades jogando lhe agrada? Trabalhar questões psicológicas de forma lúdica sem perder a seriedade lhe soa interessante? Tem interesse em criar laços com quem possui objetivos e valores parecidos com os seus? Então, o RPG-T é perfeito para você!
Não espere mais!
VENHA FAZER DA SUA SAÚDE MENTAL UMA JORNADA ÉPICA
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.